Steven Adler foi o baterista original do Guns N' Roses. Ele é judeu e nasceu em 22 de janeiro de 1965 em Cleveland, Ohio, EUA.
Steven se mudou para Los Angeles em 1972, e depois se mudou para new york em 1974. Ele conheceu guitarrista Slash e Duff McKagan na adolescência e formaram o Road Crew. Quando Axl Rose formou o Guns N' Roses, Slash e Steven se uniram sugeridos por Duff McKagan.
Não era nenhum segredo que Steven estava tendo sérios problemas com drogas. O Guns N' Roses pôde tocar somente duas músicas no Farm Aid IV, em 1990, devido às más condições de Steven.
Ele foi despedido em Junho de 1990, durante a produção de Use Your Illusion I & II, sob a alegação que seu contrato incluía uma cláusula que o demitiria se ele continuasse se drogando. Foi substituído por Matt Sorum.
Em 1992, ele processou a banda, culpando-a por te-lo tornado viciado em entorpecentes. Um ano depois, por um acordo feito fora da Suprema Corte, a banda deu 2,5 milhões de dólares para Adler.
Steven ainda continuou se drogando, o que o levou em 1996 a um derrame que prejudicou sua fala. Atualmente, toca no Adler's Appetite, uma banda cover que toca especialmente Guns, e está escrevendo um livro sobre os anos que ficou no Guns N' Roses.
No início de 2005, Steven criou a banda Adler’s Appetite, tocando covers do GN’R e algumas músicas próprias. A banda também não durou muito tempo. Em 2006, quando estavam prestes a lançar o primeiro EP de estúdio, Steven teve novos problemas com as drogas e desmarcou todos os shows da banda na Europa e América do Sul (incluindo Brasil). Entrevistas polêmicas foram dadas por Steven logo após o cancelamento da turnê do Adler’s Appetite.
Em 2009 Adler participou da gravação do cd solo de Slash, que foi lançado no primeiro semestre de 2010. O baterista participou da faixa Baby Can't Drive, que conta com Alice Cooper e Nicole Scherzinger nos vocais, Flea no baixo e Slash na guitarra.